Outra Formação com saída profissional desenvolvida pela TAIPA



CALENDÁRIO: 2000-2006

DESTINATÁRIOS: População desempregada

LOCAL: Concelho de Odemira


No âmbito do Quadro Comunitário de Apoio III (2000-2006) a TAIPA desenvolveu uma série de projetos formativos que tiveram como objetivo a qualificação ou requalificação da população numa perspetiva de enquadramento laboral no território. Assim foram desenvolvidos os seguintes projetos:

Amas: Financiado pelo PORA, foi a primeira formação e o primeiro projeto que a TAIPA desenvolveu na sua história. Foi uma formação dirigida a mulheres desempregadas de longa duração que terminaram o curso de um ano e meio com uma certificação profissional de Amas.

Mãos: Financiado pelo POEFDS, teve como público-alvo desempregados e desempregados de longa duração, formação na área do artesanato abordou o tema da pintura cerâmica e da tecelagem de forma inovadoras, tendo contribuído para a integração de uma artesã no Concelho de Odemira.

Formação Animadores/Monitores de Atividades Turísticas Sustentáveis: Formação de jovens animadores/monitores e prosseguir, após a formação, o apoio e acompanhamento para a inserção profissional, designadamente na concretização dos seus projetos de instalação.

A Traçar - O objetivo geral deste projeto passou pela qualificação de recursos humanos locais no sentido do aproveitamento de potencialidades económicas decorrentes dos recursos e saberes locais (artes e ofícios tradicionais; património cultural; sustentabilidade ambiental).

Desbravar – Financiado pelo Programa AGRO, este projeto foi composto por várias ações de formação que para além da formação de jovens empresários agrícolas teve um conjunto de ações dirigidas a agricultores e/ou funcionários de empresas agrícolas.

Repara - O objetivo geral deste projeto consistiu em qualificar indivíduos no sentido de ocuparem profissões/áreas económicas emergentes que vão ocupar pontos de ligação na rede integrada de valorização territorial a partir do Património e Ambiente, através da reabilitação urbana – espaços verdes.